Clima contribui para onda de diarreias em Teresina

“O calor, sem dúvidas, favorece a proliferação de infecções, principalmente pela água.

Gastro | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O clima quente traz uma infinidade das chamadas “doenças de verão”. Em Teresina, um verdadeiro “boom” de infecção intestinal tem chamado a atenção de especialistas. Com filas de espera lotadas em hospitais, a maioria dos casos é de origem viral, isto é, causada por vírus.

Guilhermo conta que as crianças são mais vulneráveis à diarreias. Crédito: Divulgação.

As recomendações são básicas, mas que muitas vezes as pessoas acabam esquecendo. “O calor, sem dúvidas, favorece a proliferação de infecções, principalmente pela água. Por isso é importante beber água filtrada, lavar as mãos com frequência e higienizar bem frutas e verduras. Em caso de diarreia, é preciso de hidratação imediata e o uso de probióticos, que são conjuntos de bacilos para melhorar a flora intestinal”, recomenda Guilhermo Enrique Campos, médico especialista em Gastroenterologia e Gastropediatria.

Muitos casos não são graves, mas o melhor mesmo é buscar uma orientação profissional correta. “Se é só uma diarreia, hidratação oral urgente. Suco, água de coco, cajuína. Em caso de vômito, é preciso comparecer uma urgência para indicação médica. O médico saberá como tratar o paciente”, acrescenta o médico.

As crianças são mais vulneráveis. E muitos casos exigem atenção dos pais. “Criança com vômitos frequentes, sangue ou muco nas fezes tem que ser encaminhada ao médico imediatamente. Muitas pessoas acabam se automedicando, o que é errado”, revela Guilhermo Enrique Campos.

A automedicação é um problema, pois muitas pessoas acabam tomando antibiótico por conta própria sem necessidade. “A maioria das infecções são virais, causadas pela água. É preciso frisar que as pessoas não tomem remédio por conta própria”, finaliza. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES