A Azul anunciou nesta terça-feira (16) que seus aviões terão uma espécie de cama na classe econômica em voos para os Estados Unidos.
O início será no primeiro trimestre do ano que vem, primeiro em dois dos sete aviões Airbus A330 das rotas Campinas-Orlando e Campinas-Fort Lauderdale. A implantação será progressiva em todas as sete aeronaves.
A cama ficará nos quatro assentos das fileiras do meio do avião. Funcionará assim: uma espécie de extensor, acionado, aumentará a superfície das poltronas.
Isso permitirá que um casal se deite lado a lado (algo apertado, a julgar pelas fotos divulgadas) ou fique sentado sobre a poltrona, com mais espaço para as pernas.
SEM PREÇO
A Azul não divulgou o preço do produto nem em quanto ele aumentará o espaço para
Disse apenas que não será preciso comprar os quatro assentos das fileiras do meio para ter direito à cama, quem comprar três poltronas ganhará a quarta.
Chamado de SkySofa, o assento-cama é inédito no Brasil, mas não no mundo.
Foi criado pela Air New Zealand, da Nova Zelândia, que passou a utilizá-lo em 2010, em voos internacionais. Lá, é chamado de Skycouch (sofá nos céus). O produto fez sucesso entre passageiros, mas críticas apontaram que o espaço era apertado.
Neste ano, foi licenciado para a China Airlines. Na companhia da Nova Zelândia, comprar a cama custa até 40% em relação a um assento convencional. O uso do assento-cama é proibido em pousos e decolagens.