A arte em sisal de Parnaíba conquista clientes estrangeiros, principalmente na Europa. Os produtos são diversos e partem da fibra da árvore, que rende um material firme e maleável que pode ser usado para acessórios, roupas e até mesmo como barbante.
“Nós trabalhamos com agaves, a renda no sisal. Uma peça dessa fica pronta em até dois ou três dias, pois é um trabalho muito minucioso. Aprendi a fazer com minha mãe, é tradição familiar”, explica Edna Lima, artesã do bairro Santa Luzia, em Parnaíba.
Em tons azuis, laranjas e esverdeados, a fibra recebe tingimento também de forma artesanal, usando produtos naturais como base. Carteiras e bolsas são o destaque dos artesãos da região, que juntos representam a associação da cidade. Em Teresina, as peças são revendidas por marcas famosas nos shoppings.
Os produtos são duráveis, por isso chamam a atenção dos europeus. “O sisal é uma fibra forte, que dura muito tempo e que pode ser trabalhada em vários modelos. Também fazemos o barbante, que é bastante resistente”, finaliza Edna.