Ciro Nogueira (Progressistas) tornou-se neste domingo o primeiro senador reeleito no Piauí em duas décadas. Também é o terceiro em meio século a obter a reeleição para o Senado. Em todo o século XX, somente três políticos se reelegeram de modo consecutivo para o Senado no Piauí.
Antes de Ciro, apenas somente Petrônio Portella (1966 e 1974) e Hugo Napoleão (1986 e 1994) foram reeleitos consecutivamente para o Senado.
Até houve um piauiense que cumpriu dois mandatos seguidos. Eleito senador em 1970, ele foi reconduzido ao Senado em 1978 por escolha indireta dos deputados estaduais, cumprindo o que determinava o “pacote de abril”, que instituiu uma eleição indireta de um terço dos senadores.
A reeleição de Ciro Nogueira, portanto, é um marco histórico, porque a escolha de senadores de modo consecutivo no Piauí é pouco comum. Além de Petrônio Portella, de Hugo Napoleão e agora do próprio Ciro, somente mais um parlamentar obteve dois mandatos consecutivos no Senado: Mathias Olímpio de Melo, senador entre 1945 e 1954. Ele morreu no exercício do segundo mandato.