Cinco capitais terão queda de mais de 10ºC na temperatura; veja quais

Onda de calor que atinge 16 estados do Brasil com temperaturas acima de 40°C, finaliza nesta sexta-feira (17).

Cinco capitais terão queda de mais de 10ºC na temperatura. | Raychel Sanner na Unsplash
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Com a finalização da onda de calor que atinge 16 estados do Brasil com temperaturas acima de 40°C nesta sexta-feira  (17), de acordo com o  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é que a temperatura caia nesta segunda-feira (20), cerca de 10ºC em ao menos cinco capitais.

Conforme o INMET, as capitais que terão a grande mudança de tempo, com expectativas de pancadas de chuva e trovoadas isoladas são:  São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Na capital paulista, a partir de domingo (19) a previsão fica em 26°C. Já na segunda-feira (20), fica entre 23°C e 19ºC, com chances de pancadas de chuva isoladas.

Na cidade do Rio de Janeiro não é diferente! Após registrar 41°C nesta sexta-feira, a temperatura despenca e pode chegar até os 28°C, com previsão de céu nublado para segunda-feira (20). Em Belo Horizonte a situação é semelhante, já que a semana irá começar com máxima de 28°C e mínima de 20°C, com pancadas de chuvas e trovoadas.

Ainda segundo o órgão, Curitiba e Campo Grande devem ter queda na temperatura de 11ºC e 10ºC, respectivamente, com o tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

GRANIZO: PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA 

Além disso, o instituto informou que a partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis, vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, Triângulo Mineiro e faixa oeste e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo dever atingir o sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. 

De acordo com o INMET, no domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do País devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente (organizando um canal de umidade), padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES