Diversos tremores de terra atingiram cidades do interior e da Região Metropolitana da Bahia nos últimos dias. Na noite de segunda-feira (27), um abalo sísmico de magnitude 3.7 mR assustou os moradores da cidade de Jaborandi , no interior do estado e pelo menos outras duas cidades.
O registro foi feito pelo Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília e apontou que apesar de ter ocorrido em Jaborandi por volta das 19h30 da noite, o tremor também foi sentido nas cidades de Santa Maria da Vitória e São Felix do Coribe.
O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também observou a ocorrência na região do município de São Félix do Coribe. Segundo o LabSis/UFRN, a atividade sísmica teve magnitude preliminar calculada em 3.5 mR.
"De acordo com informações, no momento exato do tremor diversos moradores ouviram um forte barulho como de um trovão, em seguida a terra tremeu. O evento também foi sentido em Santa Maria da Vitória que fica próximo ao município de São Félix do Coribe, no oeste da Bahia", informou o Laboratório da UFRN.
Uma moradora de Colônia do Formoso, distrito de Coribe (BA) mostrou, em suas redes sociais, imagens de uma câmera de segurança que mostram o momento exato do abalo sísmico.
Outros registros na Bahia
A última atividade sísmica divulgada pelo LabSis/UFRN no estado ocorreu no dia anterior, no domingo (26), no município de Camaçari. O tremor foi registrado às 17h54 e teve magnitude calculada em 2.1 mR.
Na sexta (24), o Observatório Sismológico registrou um tremor de intensidade 2.1 na cidade de Caém por volta das 21h56. No mesmo dia, um abalo foi registrado no município de Curaçá, no norte da Bahia, a magnitude foi de 1.6.
Com informações do IG