A cidade histórica Amarante completa 150 anos no próximo dia 4 de agosto. O município, berço do Poeta da Costa e Silva, preserva casarões arquitetônicos e é palco de danças tradicionais, como o Cavalo Piancó, Dança Portuguesa e Pagode do Mimbó.
Amarante ainda se destaca pelas belezas naturais. Banhada pelos rios Canindé e Parnaíba, a beira do rio é um cenário deslumbrante para o pôr-do-sol ornamentado pelas serras de São Francisco- MA, cidade vizinha\irmã de Amarante.
mas com o avanço da vacinação, a Prefeitura programa a retomada gradativa e responsável das atividades culturais e vai investir no turismo.
Desde a pandemia, a cidade segue rigorosamente os protocolos de prevenção da Covid-19,PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DE AMARANTE
O prefeito Diego Teixeira vai lançar, dentro da programação do aniversário, um projeto de requalificação dos casarões históricos da cidade que vai levar a assinatura do renomado arquiteto Paulo Vasconcellos, que tem expertise em centros históricos e museus.
A primeira ação do projeto, a requalificação da escadaria poeta “ Da Costa e Silva”, será entregue no dia do aniversário da cidade. A famosa escadaria recebeu desenhos artísticos do grupo Cactus em seus sete patamares de degraus. Cada conjunto terá um tema relativo à história da cidade. Além disso, o espaço foi iluminado, a praça do coreto foi reformada e a torre da serra recebeu uma iluminação cênica.
MUSEU CASAS DE AMARANTE
A segunda etapa do projeto, que será entregue em setembro, inclui a criação do Museu “Casas de Amarante” – uma espécie de museu descentralizado, que reunirá peças históricas em oito estações. “ Será o primeiro a ser implantado no Brasil. Amarante será pioneira nesse novo conceito de museu, que é encontrado em cidades da Europa” explica Paulo Vasconcelos.
As oito estações do Museu “Casas de Amarante” será composta por um roteiro que inclui o Museu do Divino, o Museu da Dança, o Museu da Igreja Batista, a Botica ( primeira farmácia do Piauí) e visita aos demais museus e casarões históricos da cidade.
A terceira etapa, que será entregue no mês de outubro, inclui o corredor cultural do Mercado ( atual sede da Prefeitura). O conjunto arquitetônico da área será requalificado com a pintura dos casarões, lampiões com iluminação cênica, recuperação do passeio público e padronização da identidade visual.
Todas as etapas do projeto serão assinadas pelo arquiteto Paulo Vasconcellos. As obras são realizadas pela Prefeitura Municipal de Amarante, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC). A obra será executada pelo Grupo Lucaia Artes e Ofícios
O prefeito Diego Teixeira destaca que esse projeto é uma aposta para a retomada do turismo na cidade. “Amarante é uma cidade que respira cultura e arte, portanto, vamos focar nisso. Já revitalizamos a escadaria que ficou um espetáculo e agora vamos iniciar o projeto de requalificação dos casarões. Amarante comemora mais um ano e fica cada dia mais bonita, mais feliz e mais nossa”, destaca o prefeito.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
2 de agosto
Inauguração da Sala do Empreendedor de Amarante – 9h
3 de agosto
Inauguração da CREI e Posto de Saúde da Comunidade Dois Coqueiros – 9h
Entrega de Título Cidadão Amarantino – 18h
Live em homenagem aos 150 anos de Amarante- 22h30
Queima de fogos em diversos pontos da cidade- 0h
4 de agosto
Missa em ação de graças – 8h
Culto – 10h
Entrega de casa do Programa Viver Bem- 16h
Entrega de título Cidadão Amarantino – 18h
Entrega da obra de revitalização da escadaria- 21h