A cidade de Gilbués, no Piauí, registrou um volume de chuva acumulado de 53,8 mm em 24 horas, até as 8h desta segunda-feira (23). O volume foi o sexto maior do país entre o domingo (22) e a manhã de hoje (23). Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O município de Luiz Eduardo Magalhães (BA) registrou acumulado de 91,2 mm de chuva, o maior do país nesse período; seguido por Goiás (GO), 70,2 mm; Belo Horizonte/Pampulha, 66,2 mm; Juiz de Fora (MG), 60,4 mm e Guarda-Mor (MG), 57,4 mm.
A previsão para o Piauí é de mais chuvas. O INMET emitiu alerta amarelo (perigo potencial) para chuvas intensas que cobrem quase todo o território piauiense. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (24). Espera-se um volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), contudo, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Muitas chuvas nos próximos dias
Para os próximos dias, as chuvas devem continuar intensas no estado. Informações da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), indicam que as condições de chuvas no estado estão favoráveis em razão da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um novo canal de umidade, a sul.
Pelo menos até a quarta-feira (25), o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, sendo de maior intensidade no norte e centro-norte.
Segundo o INMET, até o dia 30 de janeiro, na Região Nordeste, estão previstos grandes acumulados, sobretudo nas áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, a previsão é de chuva abaixo de 30mm.