Um estudo elegeu Lisboa como o destino mais feliz para turistas, superando Paris, Tóquio e Nova York, pela união entre história e modernidade. A pesquisa Holiday Happiness Index, divulgada em setembro pela BookRetreats e orientada pela psicóloga Natalie Dattilo-Ryan (Harvard), avaliou 47 destinos com base em cinco fatores-chave de bem-estar: luz solar, sono de qualidade, dieta saudável, tempo na natureza e exercícios físicos.
O ranking destacou ainda Helsinque (2º), Orlando (3º), Atenas (4º) e Edimburgo (5º).
Segundo Natalie, o bem-estar está ligado à liberação de hormônios da felicidade (serotonina, dopamina, endorfinas, ocitocina), que influenciam humor, sono, energia e digestão. Fatores como luz solar, movimento, alimentação e descanso podem transformar uma viagem em uma experiência de felicidade.
Confira o ranking com as cidades que oferecem os cinco critérios-chave aos turistas:
1. Lisboa, em Portugal
O índice elegeu Lisboa como o destino de férias mais feliz por fatores como 10% dos restaurantes saudáveis, com tascas tradicionais e frutos do mar frescos.
A cidade conta com 49 m² de área verde por pessoa e 2.828 horas de sol/ano, tornando as caminhadas atrativas, com mirantes panorâmicos e percursos considerados fáceis a pé, exigindo apenas calçados adequados.
2. Helsinque, na Finlândia
A Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo World Happiness Report da ONU, e sua capital, Helsinque, ficou em 2º lugar no ranking de destinos mais felizes.
A cidade se destaca pela natureza com 126 m² de área verde por pessoa, parques, trilhas florestais e avenidas arborizadas. A locomoção a pé é fácil, com caminhadas de 37 minutos e acesso a atrações como a Igreja Temppeliaukio.
Helsinque também obteve a melhor nota em baixo ruído, baixa poluição luminosa, além de oferecer ruas seguras, transporte eficiente e cultura acolhedora.
3. Orlando, nos EUA
Orlando, conhecida como a capital mundial dos parques temáticos, ficou em 3º lugar no ranking de destinos mais felizes. A cidade se destaca pela alegria que vai além dos brinquedos, com 258 m² de área verde por pessoa, 148 parques, jardins e áreas de lazer, incluindo caiaque, trilhas e jardins botânicos.
As 2.930 horas de sol por ano também contribuíram para a posição no ranking.
4. Atenas, na Grécia
Atenas, capital da Grécia, ficou em 4º lugar no ranking de destinos mais felizes, unindo história, cultura e modernidade. A cidade é acessível a pé, permitindo visitar em 30 minutos atrações como a Acrópole, o Templo de Zeus Olímpico, o Estádio Panatenaico e o Jardim Nacional.
Com 2.773 horas de sol/ano e restaurantes com opções saudáveis (10%), o clima seco e ensolarado contribuiu para o bem-estar dos turistas.
5. Edimburgo, na Escócia
Edimburgo, capital da Escócia, ficou em 5º lugar no ranking de destinos mais felizes. A cidade se destaca por 144 parques, ampla área verde e facilidade para caminhar, com 79 minutos conectando atrações como o Castelo de Edimburgo.
Com 7% dos restaurantes oferecendo opções saudáveis, a alimentação nutritiva também contribui para o bem-estar dos turistas.