Após dias de instabilidade climática, a chuva persistirá ao longo do fim de semana em todo o Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores volumes de precipitação devem ocorrer no Sudeste, especialmente entre o litoral norte de São Paulo e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Essas chuvas intensas são atribuídas a um ciclone subtropical que está se fortalecendo em alto-mar. Conforme a porta-voz da Climatempo, Maria Clara Sassaki, o ciclone ganhará força nesta sexta-feira (16) antes de se distanciar do continente.
"Essa formação não está associada a uma frente fria. O ciclone se formou depois que uma frente fria passou pelo Sudeste e gerou uma agitação atmosférica. O que fortalece essa formação são as águas quentes do Oceano Atlântico próximo ao continente", detalha.
O INMET emitiu um alerta de "perigo" devido às tempestades intensas no Sudeste do Brasil. O aviso abrange o oeste do Paraná, leste do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e grande parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nessas áreas, as precipitações podem atingir até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes, alcançando velocidades de até 100 km/h.
Com o considerável volume de chuvas previsto para o Sudeste, o INMET adverte sobre o risco de queda de árvores e ocorrência de alagamentos na região. A Defesa Civil de São Paulo também emitiu um comunicado para que se preste atenção especial às áreas mais suscetíveis, devido à possibilidade de transtornos. Além disso, conforme informações do órgão, a Baixada Santista e o litoral norte de São Paulo podem enfrentar volumes de chuva superiores a 150 milímetros e 100 milímetros por dia, respectivamente.
CHUVA EM TODO O PAÍS
Apesar dos temporais mais intensos estarem previstos para o Sudeste, os meteorologistas indicam que chuvas são esperadas em todo o país. Nesta sexta-feira, há risco de temporais no Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para grandes volumes de chuva na Região Serrana, além de municípios de Santa Catarina que fazem divisa com o estado, com possibilidade de raios e fortes rajadas de vento.
Na região Sul, a condição de chuva forte persiste até a noite de sábado (17). Prevê-se que o domingo (18) seja de pancadas mais irregulares, com chance de temporais no leste e litoral catarinense.
No Nordeste, também é esperada chuva intensa em boa parte da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte do Piauí e norte do Maranhão, podendo atingir volumes de até 100 milímetros por dia.
No Centro-Oeste, as pancadas devem ocorrer de forma mais isolada. O ar quente e úmido predominante na região diminui a condição de chuva em estados como Goiás e Mato Grosso.
Quanto ao Norte, as áreas de instabilidade predominam em toda a região, gerando nuvens carregadas em todos os estados. As chuvas podem ser mais intensas no Acre, Amazonas e Pará.