A estação do verão começou no domingo (22) e segue até março com muita chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que, desta vez, a estação não sofrerá os efeitos de fenômenos climáticos que possam interferir na quantidade de precipitações. No Nordeste, predomínio de chuva será acima da média e deve-se confirmar na Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, assim como no Sul dos Estados do Maranhão e do Piauí.
O período, de acordo Inmet, caracteriza-se pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.
Em 2020, o verão não terá a influência dos fenômenos El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico) e La Niña (fenômeno caracterizado por esfriamento das águas do Pacífico). Segundo o Inmet, os principais centros internacionais de meteorologia indicam probabilidade elevada de neutralidade e se mantenha ao longo de toda a estação.
“Com a neutralidade do Pacífico Equatorial, outras regiões oceânicas devem ter influência sobre o regime de chuvas durante os primeiros meses de 2020 no Brasil, como a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Sudoeste junto à costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Norte da Argentina, e o Atlântico Subtropical, próximo à costa do Nordeste brasileiro”, notificou o Inmet.
"As chuvas devem acontecer com mais intensidade na região Sul do Piauí - e caracterizam o início da estação chuvosa naquela região- , e mais precisamente na região Sudoeste, próximo ao Estado do Maranhão. No Semiárido piauiense deve chover, mas em menor intensidade e com chuvas mais isoladas. Até o fim de dezembro as precipitações chegam na região Centro-Norte e em janeiro no Norte do Estado", caracteriza a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa.
Nesta estação, segundo o Inmet, a chuva é frequente em praticamente todo o país, com exceção do extremo Sul do Rio Grande do Sul, Nordeste de Roraima e Leste do Nordeste. Nas demais áreas, há possibilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média, com temperaturas predominantemente elevadas. "Até o fim de dezembro, essas chuvas tendem a aumentar no Piauí, mas ainda assim, a tendência é que chova abaixo da média neste mês", informou o prognóstico da meteorologista.