As fortes chuvas que atingem desde sábado a província de Papua, no leste da Indonésia, provocaram inundações e deixaram ao menos 58 mortos e 59 feridos. O balanço foi divulgado neste domingo (17) pelo governo local.
No distrito de Sentani, enchentes arrastaram troncos e veículos, danificaram pontes e alagaram estradas e prédios, segundo o porta-voz da agência de gestão de desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho. A estimativa é que 150 casas foram alagadas e 120 pessoas tiveram que ser retiradas dos locais.
"A água entrou nas casas e hospitais. As estradas se transformaram em uma correnteza", disse Sutopo em comunicado.
Os mortos e feridos foram levados a vários hospitais da capital provincial Jayapura, que fica a cerca de 20 quilômetros a leste do distrito afetado.
Sutopo disse que as equipes de resgate continuam fazendo a retirada dos moradores das áreas atingidas, porém o trabalho enfrenta dificuldades porque a enchente arrastou muito material, o que tem dificultado a locomoção na região.
Imagens divulgadas pela BNPB mostram pessoas empurrando uma motocicleta com a água pela cintura, um pequeno avião parcialmente submerso e dezenas de pessoas que estão hospedados em um mesmo prédio após saírem de suas casas.
A metade ocidental da ilha de Nova Guiné, onde fica a província de Papua, pertence à Indonésia e é um território rico em recursos naturais embora subdesenvolvido, enquanto a parte oriental corresponde à República de Papua Nova Guiné.