Chuvas devem continuar até o final de maio

As chuvas surpreenderam os teresinenses nos últimos dias

Chuvas | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em Teresina, as chuvas do final do mês de maio surpreeenderam pela intensidade, já que maio é o mês que encerra a estação chuvosa e já podemos dar um breve adeus à época que alivia o calor da região. O climatologista Werton Costa, explicou que esse fenômeno é causado pelo El Niño.

"Climatologicamente falando, é um mês em que as chuvas no norte e no Centro Norte são superiores a 100 milímetros, em média. Porém, nós sabemos que estamos dentro de uma situação bem atípica que é o chamado El Niño." 

Raissa Morais

O El Niño é um fenômeno atmosférico oceânico caracterizado por superaquecimento das águas da superfície do Oceano Pacífico Tropical. Ele interfere na regularidade das chuvas, nas quantidades e também na sua distribuição. 

O climatologista conta que, no momento, as condições que favorecem tempestades estão deslocadas mais para Sul e Centro-Sul do país. "A zona de convergência intertropical que provoca as chuvas no Nordeste está recuada mais para o norte".  Diante disso, significa que quando há formação de nuvens e temporais, as chuvas têm uma tendência a se fixar no limite do litoral nordestino ao norte, municípios litorâneos e alguns municípios na proximidade Vale do Longá. 

Ultimamente, a capital tem apresentado manhãs com neblinas, esse fenômeno é assintomático do final da estação chuvosa, explica o climatologista. Embora o mês de maio esteja na sua reta final, clima chuvoso não se foi totalmente, ainda há chance de mais chuvas. "Fica claro que não estão descartadas as chuvas até o final do mês, ou mesmo chuvas em junho, mas elas são muito pontuais. Não teremos o fenômeno da chuva generalizada", explica.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES