Devido às fortes chuvas,15 pessoas morreram e cerca de 4.754 estão fora de casa no Sul do Espírito Santo. O Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24), informou que os óbitos ocorreram entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). Em Mimoso do Sul, uma das cidades mais afetadas, 13 mortes foram registradas. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá.
SITUAÇÃO: O coordenador estadual adjunto da Defesa Civil, o tenente coronel Benicio Ferrari Junior informou que a situação está melhor em termos de chuva, onde em Mimoso Sul, o nível da água baixou e as equipes estão conseguindo acessar outros locais. “Mas nesse trabalho de acessar mais locais, infelizmente, a notícia é que a contagem de óbitos cresceu um pouco. Então, já tivemos 15 vítimas que foram óbitos até o momento. Nós vamos seguindo os trabalhos ao longo do dia, enquanto for necessário, para alcançar todas as vítimas, todas as pessoas ilhadas e dar todo o suporte necessário”, disse.
ALERTA. Na noite deste sábado (23), o governo do Espírito Santo declarou estado de emergência em 13 cidades afetadas pelas chuvas. Um total de 4.481 pessoas estão desalojadas e outras 273 estão desabrigadas. Bom Jesus do Norte é o município mais afetado, contabilizando aproximadamente 3 mil pessoas desalojadas, sem lar. Por outro lado, Apiacá é o local com maior quantidade de desabrigados, totalizando 179 indivíduos nessa situação.
Municípios que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas:
- Santa Teresa (75,1);
- Cachoeiro de Itapemirim (71,3);
- Santa Maria de Jetibá (58,23);
- Aracruz (53,57);
- Fundão (51,8).
ALGUNS LOCAIS JÁ ESTÃO SENDO RESTABELECIDOS
O tenente coronel Benicio Ferrari Junior ainda informou que a situação está sendo restabelecida em algumas localidades.
"Agora a gente tá restabelecendo alguns serviços básicos. Eletricidade, a EDP, tem trabalhado para restabelecer energia e Mimoso do Sul. Em boa parte da cidade energia foi restabelecida e continua os trabalhos para conseguir levar eletricidade para todo o município. Em outros municípios localidades que estão sem energia também estão sendo trabalhados. Sobre o fornecimento de água a SAAE que é responsável por fornecimento de água nesse município também está trabalhando e o Governo do Estado por meio da CESAN também tá dando um suporte. Então algumas localidades que estão sem o abastecimento regular de água, carros pipa tão ajudando a fornecer água potável para as localidades", disse o tenente.