As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no sábado (18) colocaram diversas cidades em estado de alerta. Conforme a defesa civil do estado, há um alto risco de inundações e deslizamentos, especialmente em áreas próximas a corpos d’água e em bairros mais afetados.
VÁRIAS CIDADES INUNDADAS
Em Rio do Sul, o rio Itajaí-Açu registrou um aumento de quase 9 metros, ultrapassando as cotas de emergência. Várias ruas da cidade foram inundadas, mas ainda não há informações sobre o número de desabrigados e desalojados na região. Atualmente, seis abrigos estão disponíveis para acolher os moradores afetados. Esses dados foram divulgados pelo MetSul Meteorologia e pela Defesa Civil de Santa Catarina.
PREVISÃO DO TEMPO
Conforme a previsão do MetSul, as chuvas intensas deste mês são resultado da instabilidade no sul do país e do bloqueio atmosférico causado por uma massa de ar seco e quente sobre o centro do Brasil, o que mantém as precipitações fortes na região sul. Essas chuvas concentradas provocaram a cheia de outro rio, o Itajaí-Mirim, que inundou a cidade de Brusque. Nas primeiras horas deste domingo, o nível do rio estava próximo de 7 metros e continua a subir.
SITUAÇÃO EM OUTRAS CIDADES
Em Presidente Getúlio, a população estava em alerta para o risco de inundação gradual. Enquanto isso, nas cidades de Lontras e Ituporanga, o rio atingiu níveis de cota de emergência e a tendência era de continuar subindo. Segundo informações do MetSul, as chuvas no final da semana passada chegaram a acumular 150 mm em várias localidades.
A instabilidade do tempo também afetou Florianópolis, onde foram registradas quedas de árvores e alagamentos. Em Blumenau, Apiúna e Botuverá, também foram reportadas quedas de árvores e alagamentos nas estradas do interior desses municípios. Neste domingo o tempo segue com chuva fraca no estado catarinense. A melhora do tempo deve acontecer na segunda, com previsão de sol e temperaturas mais altas na região.