O hemisfério norte terá uma noite privilegiada. É em razão do pico de uma chuva de meteoros conhecida como Perseidas. O fenômeno será a partir das 23h desta sexta-feira (12). Tudo indica que seja possível observar de 50 a 75 meteoros por hora, caso o céu apresente condições ideais. No Brasil, o evento pode ser observado nas regiões Norte e Nordeste.
A limitação para assistir a esse fenômeno será maior por causa da luz que será refletida por um outro corpo celeste que enfeita o céu: a Superlua. Trata-se do nome que se dá à Lua Cheia quando ela se encontra na órbita mais próxima à Terra. Com o brilho mais intenso de nosso satélite natural, ficará um pouco mais difícil observar a chuva de meteoros Perseidas.
Observatório Nacional
De acordo com o Observatório Nacional (ON), quem estiver nas regiões Norte e Nordeste do Brasil pode conseguir observar a chuva, devido à posição do radiante, o ponto do céu de onde os meteoros podem surgir, que é visto na constelação de Perseu.
“Quanto mais baixo está o radiante no céu, menos irradiação de meteoros se pode assistir. E como as Perseidas estão baixas no horizonte, aqui no hemisfério sul, só será possível observar uma parte dos meteoros: cerca de um quinto ou um terço dessa região total que está irradiando”, explica o astrônomo parceiro do Observatório Nacional Marcelo De Cicco.