No final da tarde deste domingo (31), véspera de Ano Novo, as intensas chuvas resultaram em alagamentos em diversas cidades da Grande BH. Em Belo Horizonte e Contagem, o Corpo de Bombeiros foi mobilizado para resgatar pessoas que ficaram ilhadas.
Na capital, foram registradas pelo menos três situações de pessoas ilhadas devido a inundações em locais como a Rua Camila Maria, no bairro Lindéia, Região do Barreiro; Avenida Abílio Machado, bairro Alípio de Melo, Região Noroeste; e Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Dom Bosco, Região Noroeste.
Por volta das 18h15, a prefeitura de Belo Horizonte interditou a Avenida Teresa Cristina, na Região do Barreiro, devido ao risco de transbordamento do Córrego Ferrugem e do Ribeirão Arrudas. A Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Região da Pampulha, também foi bloqueada devido à alta vazão do Córrego Ressaca, resultando na invasão de água em um estacionamento.
O temporal ocasionou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da Região Centro-Sul. A Cemig informou que a previsão é normalizar o serviço para todos os clientes afetados até o final do dia.
Em Contagem, os bombeiros responderam a pelo menos três ocorrências de pessoas ilhadas durante alagamentos em locais como a Rua Rio Tocantins, no bairro Riacho das Pedras; Avenida Francisco Firmo de Matos, no bairro Riacho das Pedras; e Rua Candeias, no bairro Eldorado.