SEÇÕES

China autoriza 183 empresas brasileiras a exportar café após aumento de tarifas dos EUA

Novas licenças tem validade de cinco anos e podem aliviar perdas com tarifa de 50% imposta pelos EUA

Grãos de café | Foto: Adriano Machado/Reuters
Siga-nos no

A China autorizou 183 novas empresas brasileiras a exportarem café ao seu mercado, conforme anúncio divulgado no sábado (02/08) pela Embaixada da China no Brasil. A medida entrou em vigor oficialmente em 30 de julho e terá validade de cinco anos.

A decisão ocorre dias após o governo dos Estados Unidos anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo o café, o que representa um desafio para exportadores nacionais. Com a taxação prevista para começar em 6 de agosto, a ampliação do mercado chinês surge como alternativa para os produtores afetados.

ENTENDA

Atualmente, o Brasil é responsável por cerca de um terço do consumo de café nos EUA, um comércio que movimentou cerca de US$ 4,4 bilhões no período de 12 meses encerrado em junho. Ao todo, são aproximadamente 8 milhões de sacas exportadas anualmente ao país norte-americano.

De acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em junho, os EUA importaram mais de 440 mil sacas de 60 quilos de café brasileiro, número 7,8 vezes superior ao das vendas para a China no mesmo período, que somaram quase 56 mil sacas.

A expectativa é que a ampliação do acesso ao mercado chinês possa reduzir os impactos negativos causados pela nova política tarifária dos EUA.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também