O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Picos vem recolhendo mensalmente através da solicitação de seus proprietários um grande número de cães. A maioria dos animais estão debilitados e com problemas de saúde. Mais de 60 cães chegaram ao local apenas no mês de abril.
Segundo o coordenador do órgão Agenor Martins, no último mês o Centro de Zoonoses atendeu apenas o chamado de recolhimento solicitado pelos proprietários dos animais. Ele explica que o proprietário solicita a apreensão e uma equipe do CCZ vai até a residência e recolhe o animal.
O coordenador informa que pela lei os animais nesta condição só podem ficar até três dias no canil e depois são fatalmente eutanasiados, mas alguns ficam até uma semana. ?Animais nesta condição representam um perigo à saúde da população e ele pode funcionar como laboratório de doenças como a raiva e o calazar?, conta.
Já os animais que são entregues jovens e em bom estado de saúde são adotados, caso alguém se interesse por eles. No canil do Centro de Controle de Zoonoses os cães ficam abrigados separadamente . Os mais debilitados ficam em celas individuais. As cadelas também ficam em locais separados.