Com mais de 75% dos serviços concluídos, o Centro de Iniciação ao Esporte deve ser entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano. O empreendimento é fruto de um convênio com o Ministério do Esporte, com contrapartida da Prefeitura de Teresina, e tem custo total de R$ 3,9 milhões. O projeto incentiva a iniciação esportiva e integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
A engenheira civil e representante do Ministério do Esporte, Débora Mara Caldeira, tem acompanhando a evolução da obra. “No caso de Teresina, é uma das cinco obras que está mais adiantada do país, e isso nos deixa muito satisfeitos, mas ao mesmo tempo, nossa expectativa é aumentar a evolução da obra”, ressaltou.
O complexo terá área total de 1.700 metros quadrados, contando com um planejamento para o uso do ginásio em várias modalidades esportivas, como futebol, tênis, handball e judô, com 184 assentos, sendo quatro destinados para cadeirantes. “No momento, estamos caminhando para a finalização da obra. Já providenciamos a execução do piso junto à empresa contratada de São Paulo que ficará responsável pela implantação e adequação. O material do piso requer um conhecimento técnico, já que é específico para o espaço e importado da Alemanha” explicou o gerente de obra, José Alberto Guimarães.
O professor e mestre de capoeira Hildo Júnior Teles aguarda com expectativa a entrega do Centro. “Eu desenvolvo um trabalho voluntário com mais de 40 alunos, todos moradores do grande Vale do Gavião. São crianças e adultos que escolheram o esporte como melhoria devida. Logo, considero a obra do CIE importante para que esse trabalho não pare e assim possamos continuar mudando o futuro de muitos jovens”, contou o mestre.
Para o presidente da Associação de Moradores do Vale do Gavião, Mariano Júnior, o Centro vai trazer à região uma oportunidade para descobrir novos talentos olímpicos e paraolímpicos em nosso Estado, com o objetivo também de manter jovens e crianças ocupados.