Os cemitérios de Teresina já estão preparados para receber os visitantes e contarão com uma programação especial no Dia de Finados, 2 de novembro. Nestes locais, serão realizadas missas para os fiéis que desejarem ter um momento de oração.
O cemitério São José, na zona norte, um mais antigo da capital, terá missas às 6h, com o Pe. Carlos César, 16h com o Pe. Damião Rocha, e 17h com o Pe. Washington. O local conta com 8.713 covas, 4 seções e 24 quadras e uma área de 35.088,37m².
Já o Santo Antônio, no Buenos Aires, com 14.979 covas, terá missas às 5h, com o Pe. Antônio Marcos e 6h30 com o Pe. Tertuliano. O cemitério foi inaugurado em agosto de 1987, possui uma área de 105.446,42 m² e também costuma receber um grande número de visitantes em datas especiais. Haverá também celebrações no cemitério do Poti Velho, às 7h, com o Pe. Chagas, e na Santa Maria da Codipi, às 17h, e São João Batista às 7h, sendo ambas com o Pe. Alessandro.
“Nossa região possui cinco cemitérios públicos, sendo um o mais antigo e outro de maior extensão da capital. Estamos na expectativa para receber os visitantes da melhor maneira possível, com horários de 6h às 18h”, destaca José Neto, gerente de serviços urbanos da SDU Centro/Norte.
Ascom/SDU Sul
Nos três cemitérios públicos localizados na zona sul de Teresina também haverá celebrações religiosas neste Dia de Finados, nos dois turnos. A primeira acontecerá às 7h e a segunda, às 17h. Os cemitérios são o Dom Bosco, no bairro Vermelha, o Santa Cruz, no Promorar, e o cemitério do bairro Areias.
O superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes, garantiu que a limpeza dos cemitérios, como também das ruas que dão acesso a esses locais, já foi concluída. “Todos os anos nos preparamos com antecedência para deixar tudo pronto para que as pessoas possam visitar seus familiares no Dia de Finados sem nenhum problema”, destacou. Paulo Lopes lembrou ainda que a Superintendência terá funcionários de plantão para atender qualquer necessidade que venha a surgir.
Na região, o cemitério mais antigo é o Areias, inaugurado em 1928. Sua área é de 2,4 hectares. Sua capacidade é de 5.636 covas, distribuídas em 17 quadras. Já o cemitério Dom Bosco, com cerca de um hectare, foi inaugurado em 1930. Tem uma capacidade de 2.586 covas, distribuídas em 18 quadras. Está com sua capacidade esgotada e os sepultamentos são realizados através de reabertura e construção de gavetas.
O Santa Cruz é o mais novo deles, de 1987. Tem área de 7,5 hectares. Sua capacidade é de 10.597 covas, distribuídas em 40 quadras. Hoje, ao todo, existem disponíveis aproximadamente 280 covas, além de reaberturas e construção de gavetas.