Cemaden faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí

A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão

Cemaden faz alerta de risco de inundações e enxurradas no Piauí | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta, na segunda-feira (16), para possibilidade de inundações e enxurradas, em quase todo o estado do Piauí.

A equipe do órgão, considera moderada a possibilidade de processos hidrológicos em regiões do Piauí e Maranhão.

O Cemaden informou que, devido à previsão de chuva com intensidade moderada a forte, pode ser gerado altos acumulados, que favorecerá a ocorrência de enxurradas e inundações urbanas, e/ou a extrapolação da capacidade dos sistemas de drenagem em áreas urbanas com alto grau de impermeabilização do solo e/ou alta declivividade.

Na segunda-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, amarelo e laranja, de chuvas intensas para mais de 150 municípios do Piauí.

Defesa Civil monitora aumento das chuvas

No sábado (14), a secretária de Defesa Civil do Estado, Norma Sueli Nogueira, realizou uma reunião com a equipe técnica da pasta para discutir medidas preventivas por conta do aumento das chuvas e do volume das águas da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe (350 km ao sul de Teresina).

A Defesa Civil está monitorando o volume do reservatório e vai orientar os prefeitos dos municípios à margem do Rio Parnaíba e as comunidades ribeirinhas. O objetivo é prevenir eventuais problemas com o aumento das chuvas e da vazão da barragem, e a consequente elevação do nível do Parnaíba.

Na última sexta-feira (13), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que elevará para 600 metros cúbicos por segundo a vazão da água da barragem.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES