O governo começa a enviar nesta semana mensagens para celulares roubados ou furtados, solicitando a devolução dos aparelhos como parte do programa Celular Seguro (veja abaixo como se cadastrar).
Os avisos serão enviados por WhatsApp ou SMS e orientarão o portador do dispositivo a entregá-lo em uma delegacia. A medida busca alcançar quem adquiriu um celular com restrição sem saber. Por isso, o alerta terá um tom informativo, sem ameaças de processo por receptação ou furto.
A iniciativa, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é inspirada em um programa do governo do Piauí, que recuperou 1.081 celulares no primeiro trimestre de 2024 utilizando esse método.
Com 2,6 milhões de usuários, o Celular Seguro foi usado para emitir 121 mil alertas de bloqueio desde o seu lançamento, em dezembro de 2023.
Como se cadastrar no Celular Seguro
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em "Registrar telefone"
- Selecione "Cadastrar telefone"
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em "Cadastrar"
Para indicar uma pessoa de confiança, clique em "Pessoas de confiança" na tela inicial e, depois, em "Cadastrar contato". Insira os dados e confirme em "Cadastrar".
Como será aviso do Celular Seguro
Até dezembro de 2024, o Celular Seguro permitia apenas o bloqueio total do aparelho, dificultando sua localização. Com a atualização, foi criado o "Modo de Recuperação", que bloqueia apenas o chip e contas de aplicativos parceiros.
Esse modo permite a ativação de um novo chip, que ao se conectar à operadora, sinaliza a restrição e recebe um aviso por SMS ou WhatsApp. Isso ocorre via IMEI, um código único do aparelho que pode ser encontrado nas configurações do celular.