O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta global devido à rápida elevação do nível do Oceano Pacífico, o que pode resultar em uma "catástrofe em escala mundial". Além das ilhas e países banhados pelo Pacífico, várias das cidades mais visitadas do mundo por turistas também estão enfrentando um aumento significativo no nível do mar.
BRASIL NA LISTA
No Brasil, o Rio de Janeiro e Atafona, distrito de São João da Barra, no Norte Fluminense, estão entre os locais ameaçados. No entanto, a cidade mais vulnerável é Nova Orleans, nos Estados Unidos, onde o nível do mar pode subir até 46 centímetros nos próximos 30 anos. A média calculada pela ONU é de 41 centímetros, com uma elevação mínima de 38 centímetros até 2050.
ESTADOS UNIDOS
Localizada na região costeira do Golfo do México, Nova Orleans está abaixo do nível do mar em várias áreas, o que a torna altamente vulnerável a inundações. Cercada pelo rio Mississippi, lago Pontchartrain e lago Borgne, a cidade enfrenta riscos elevados, especialmente durante tempestades e furacões, devido à proximidade com grandes massas de água e a presença de canais e pântanos.
Nova York, um importante centro turístico e econômico, pode enfrentar uma elevação do mar de até 32 centímetros nos próximos 30 anos. A ONU calcula uma média de 26 centímetros, com uma mínima de 20 centímetros até 2050. Como uma das maiores e mais densamente povoadas cidades dos EUA, sua geografia diversificada e complexa a torna vulnerável a vários desastres naturais.
Situada ao longo da costa do Atlântico, Nova York é diretamente exposta a tempestades costeiras e furacões. Sua extensa linha costeira, que inclui praias, ilhas e zonas de marés, é especialmente vulnerável à elevação do nível do mar e à erosão costeira. Veja abaixo a lista completa:
EUROPA
Na Europa, Londres, no Reino Unido, também está entre as cidades com um aumento significativo do nível do mar. Lá, o mar pode subir até 26 centímetros nos próximos 30 anos. A ONU estima uma média de 19 centímetros, com uma elevação mínima de 14 centímetros até 2050.
ÁSIA
Na Ásia, Osaka e Xangai estão entre as cidades com riscos significativos. Em Osaka, o nível do mar pode subir até 32 centímetros nos próximos 30 anos, com uma média calculada pela ONU de 27 centímetros e uma mínima de 24 centímetros até 2050. Em Xangai, o mar pode aumentar até 29 centímetros, com uma média de 24 centímetros e uma mínima de 20 centímetros no mesmo período.
OCEANIA
Na Oceania, a Austrália também enfrenta a tendência global de elevação do nível do mar. Em Sydney, a cidade mais conhecida do país, o nível do mar pode subir até 20 centímetros nos próximos 30 anos. A média calculada pela ONU é de 15 centímetros, com uma mínima de 15 centímetros até 2050.