Catadores da cidade de Maceió, em Alagoas, receberam 30 bicicletas de carga que irão colaborar com o trabalho diário de coleta de produtos reciclados na cidade. A medida visa evitar crueldades com cavalos e outros animais que são utilizados para transportar cargas.
Além de todo propósito social, a implantação das bicicletas geram mais dignidade para os catadores exercerem as atividades na capital alagoana.
Em entrevista ao G1, Maria Goreti da Silva batista brinca que “Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”.
Lina, uma das idealizadores do projeto afirma que “Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”.
A ação faz parte do Projeto Relix, onde são incentivadas várias práticas de conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem e tem apoio de entidades governamentais da esfera estadual.