O número de casos da nova gripe A (H1N1) pelo mundo chegou a 5251, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortos chega a 61.
O México, país em que começou a epidemia, contabiliza 2.059 casos confirmados em laboratório, com 56 mortes. Os EUA registra 2.059 casos, com três mortes. No Canadá, há 330 casos, com uma morte. A Costa Rica tem oito casos, com uma morte.
O novo balanço da OMS, porém, ainda não inclui Cuba e Tailândia na lista de países que confirmaram casos da doença. Com estes dois últimos países, já são 32 países com a presença de pacientes com o vírus.
O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, confirmou nesta terça-feira (12) o primeiro caso da nova gripe no Sudeste Asiático , em um paciente que voltou de viagem a um país estrangeiro não revelado. O paciente já se recuperou e voltou para casa.
Em Cuba, o primeiro caso confirmado foi detectado em um estudante mexicano . Cuba suspendeu há quase duas semanas os voos vindos e destinados ao México.
Os seguintes países também confirmaram casos, mas sem mortes: Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (1), Hong Kong (1), Colômbia (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), França (13), Alemanha (12), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Norway (2), Panamá (16), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (95), Suécia (2), Suíça (1) e Reino Unido (55).