Casados há 32 anos, , de 66 e 50 anos, respectivamente, estudam juntos inglês em uma escola de idiomas. Nessas mais de três décadas de convivência, o casal coleciona muitas histórias e memórias. Porém, a última viagem do casal foi decisiva para que ambos buscassem aprender um outro idioma, pois os dois encontraram algumas dificuldades em se comunicar com outras pessoas nos aeroportos internacionais.
Ao retornarem ao Brasil, a primeira atitude do casal foi de se matricular em uma escola de idiomas, para juntos prepararem o vocabulário para as próximas viagens internacionais. Os dois tem encontrado motivações um no outro para encararem o desafio de aprender inglês, em meio à rotina da meia-idade, como descreve Vílnia Lúcia.
"Se torna muito mais fácil aprender inglês ao lado do meu marido porque um completa algo que o outro não está entendendo. Sem contar que o Omar é muito mais disciplinado do que eu, então ele fica sempre me cobrando as atividades, e eu também procuro tirar algumas dúvidas também com ele", disse Vílnia.
Omar Filho concorda com sua esposa nesse quesito da facilidade do aprendizado. De acordo com ele, estudar um outro idioma ao lado de seu cônjuge tem facilitado o processo de domínio da língua inglesa. "Eu não tenho dúvidas de que estudando com minha esposa o aprendizado fica bem mais fácil, pois tiramos nossas dúvidas juntos e um sempre ajuda o outro", destaca.
ESTUDAR JUNTOS MELHORA A RELAÇÃO
Além disso, Vílnia Lúcia também ressalta que o fato de ambos estarem fazendo uma atividade juntos, tem ajudado muito no relacionamento e intimidade do casal. "Como a decisão de se matricular em uma escola de idiomas partiu de nós dois, isso nos aproximou ainda mais. Pois dessa forma, estamos compartilhando os mesmos gostos e ficando um mais perto do outro, sem soltarmos as mãos", pontua.
DICAS
O professor de inglês Ginê Ferro afirma que os casais podem se aliar no processo de aprendizagem de um novo idioma na hora de colocar em prática os novos dialetos.
Um casal pode se ajudar de várias formas na hora do aprendizado de uma outra língua, pois ambos podem contar um com o outro, como parceiros de prática. Afinal, uma das dificuldades de quem está aprendendo um novo idioma é ter com quem praticar e construir confiança na fala. Já os casais tem a oportunidade de ter alguém do seu convívio e estar no mesmo ritmo para colocar em prática os vocabulários aprendidos em sala de aula e aperfeiçoar ainda mais a conversação em situações reais", explica o professor.