Um cão da raça pit bull foi arrastado por um carro da Autarquia Municipal do Meio Ambiente do município do Eusébio, na terça-feira (17/03), na Grande Fortaleza. O animal estava sendo levado pela rua preso por uma corda na parte externa da carroceria do veículo. Segundo testemunhas, o cão teria sido capturado após atacar uma pessoa na rua. A cena foi gravada por moradores. As informações são do Diário do Nordeste.
De acordo com o prefeito da cidade, Acilon Gonçalves, os envolvidos no caso foram exonerados. “Eu que sou defensor da causa animal, não posso ficar omisso. Estou cuidando da apuração dos fatos e punição dos culpados para que isso não ocorra mais”, disse em vídeo divulgado em suas redes sociais.
No vídeo gravado por uma pessoa que seguia de carro atrás do veículo, é possível observar o momento em que o cachorro é arrastado por vários metros em uma avenida do Bairro Timbu, até um motociclista avisar ao condutor do veículo sobre a situação. Agentes da autarquia desceram do transporte e discutiram com moradores que reclamavam dos maus tratos.
Marcio Souza, da Sociedade Protetora Ambiental (SPA), conta que o animal não foi transportado de forma adequada uma vez que deveria estar em um compartimento fechado para não correr o risco de pular ou cair com o veículo em movimento, o que segundo ele, se configura como crime ambiental.
Ainda no vídeo divulgado nas redes sociais, Acilon informou que a prefeitura deve adquirir um "veículo para transportar os animais."
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), com o apoio de equipes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Coani) da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) e de policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).