Os bares e restaurantes de Teresina serão fiscalizados durante o período de Carnaval pela Vigilância Sanitária, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, em parceria com a Polícia Militar do Piauí. A ação será realizada em todas as zonas da capital e visa coibir o descumprimento ao decreto estadual que prevê medidas sanitárias para o enfrentamento à Covid-19.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, lojas de conveniência e depósito de bebidas poderão funcionar desde que obedeçam as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, sendo vedada a realização de festas, eventos, confraternizações, dança ou qualquer atividade que gere aglomeração.
A Gevisa estará de plantão durante todo o feriado, com o apoio da Polícia Militar é parceira da ação. A gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Larisse Portela, ressalta que a população pode formalizar denúncias à Vigilância Sanitária pelo telefone 3215-9102. Ela pede que a população deva estar atenta ao Decreto n° 20.525 de 01 de fevereiro de 2022.
“É preciso que a população tenha plena consciência de que todas as medidas preventivas relacionadas a essa doença ainda devem ser mantidas durante todo esse período e enquanto durar a pandemia. Qualquer descumprimento a essa normativa pode trazer riscos”, alerta.
A Vigilância Sanitária de Teresina trabalha para prevenir os riscos à saúde da população. É responsável pelo controle sanitário da produção e comercialização de produtos e serviços, fiscalizar alimentos, medicamentos, produtos de higiene e estabelecimentos comerciais e de saúde da capital.