O Governo do Estado do Piauí já havia anunciado, em janeiro, a suspensão das festas de Carnaval devido à pandemia do coronavírus. Com essa decisão, comércio, bancos e órgãos públicos organizaram seus funcionamentos.
O comércio de rua seguirá de portas abertas. O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas) e os shoppings informaram que irão funcionar normalmente nos dias 13, 15, 16 e 17 de fevereiro.
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) manteve o calendário de feriados. Nos dias 15 e 16 não haverá expediente nas agências. Na quarta-feira (17), o atendimento começa ao meio-dia. Nos locais em que o encerramento do expediente está ocorrendo antes das 15h, o atendimento ao público vai ter início antecipado para garantir o mínimo de três horas de expediente ao público.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) e a Corregedoria Geral da Justiça decidiram manter o ponto facultativo para magistrados e servidores no feriado de Carnaval, entre 15 e 17 fevereiro.
De acordo com o TJ/PI, a decisão foi motivada por recomendações do setor médico. "A decisão foi motivada por recomendações do setor médico do Tribunal por conta do aumento no número de casos de Covid-19 dos servidores do Poder Judiciário, no mês de janeiro deste ano, e da necessidade de isolamento neste momento do aumento no números de pessoas contaminadas no Estado do Piauí", informou, em nota, o órgão.
Não haverá expediente no Poder Judiciário do Estado do Piauí nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2021 e permanecem inalteradas as regras de plantões judiciais de 1º e 2º graus.
No Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT/22), também não terá expediente nos dias 15 e 16 de fevereiro. Na quarta-feira (17) haverá expediente das 7h às 13h, conforme Ato Conjunto GP/CR N° 01/2021 (restrições do período de pandemia), com exceção da Vara do Trabalho de Floriano, em face da Lei Municipal nº 380/2005. Diante disso, a retomada da contagem dos prazos processuais ocorrerá no dia 17 de fevereiro.