CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022

Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realizou um total de 3.059 atendimentos, sendo 1.287 psiquiátricos e 1.772 psicológicos.

CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022 | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022. Os serviços permanentes de cuidados com a saúde mental dos teresinenses, prestando 

Somente no ano passado, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizaram um total de 65.197 atendimentos individuais, 35.096 atendimentos familiares e 13.004 atendimentos em grupo. Neste período, os centros realizaram ainda 22.191 atendimentos a usuários em situação de crise, entre outros serviços.

Já o ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio) realizou um total de 3.059 atendimentos, sendo 1.287 psiquiátricos e 1.772 psicológicos. O atendimento acontece por demanda espontânea, como forma de intervir emergencialmente, a curto prazo, a ideação suicida.

CAPS de Teresina realizou mais de 221 mil atendimentos em 2022 (Foto: Reprodução)ATENDIMENTOS

Sem necessidade de agendamento, os atendimentos de saúde mental são realizados em sete Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) nos bairros, com funcionamento manhã e tarde. O CAPS Álcool e outras Drogas funciona no bairro Macaúba (zona Sul); CAPS Infantil, no Morada do Sol (zona Leste); CAPS II no bairro Pio XII (zona Sul); CAPS II Leste, no bairro Horto Florestal; CAPS Tipo II, no bairro Renascença (zona Sudeste); CAPS Centro Norte, no bairro São Joaquim e CAPS Tipo III, atendimento 24h, no bairro Três Andares (zona Sul).

O atendimento também é realizado sem agendamento manhã e tarde no Provida, ambulatório para atendimento para quem está com ideação suicida na rua Álvaro Mendes, 1557 – Centro Sul. No Provida, se houver necessidade, é feito o encaminhamento para o paciente ter continuidade no atendimento com consulta especializada em consultório com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente esteja em crise, o Provida providencia internação para tratamento.

Cleidiane Cardoso, coordenadora do CAPS Norte, orienta sobre o atendimento. “Nos CAPS são feitos atendimento e triagem e se o paciente necessitar terá outros atendimentos no mesmo CAPS e se não for perfil de atendimento no CAPS terá agendamento para consulta com psiquiatra ou psicólogo. Caso o paciente procure atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), o médico dá encaminhamento para agendamento de consulta especializada”, explica.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES