Campanha mobiliza doações de sangue em Teresina

Rotary Club Fátima e a Arquidiocese de Teresina estão promovendo uma campanha para doação de sangue e cadastro de medula óssea no Hemopi, entre os dias 08 e 13 de abril.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Rotary Club de Teresina Fátima e a Arquidiocese de Teresina promovem a campanha 'Doe Sangue em vida", em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), cujo objetivo é    incentivar as doações de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação ocorrerá de 08 a 13 de abril, das 8h às 17h, na sede do Hemocentro, na Rua 1º. de Maio, 235, Centro Sul, ao lado do HGV. 

A associada do Rotary Fátima, Cláudia Brandão, lembra que doar sangue é um ato de responsabilidade social e faz um convite para as pessoas fazerem sua parte. "Qualquer um pode fazer parte da campanha do Hemopi, da qual nosso grupo é parceiro. A programação das doações acontece por uma semana e nossa ação ocorre nos dias 12 e 13", destaca. 

Representantes do Rotary falam sobre a campanha | Crédito: Waldelúcio Barbosa

Ela ressalta que o principal objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas doem sangue durante todo o ano e não deixem só para uma campanha. “Qualquer pessoa pode ser doadora, basta ter mais de 18 anos e menos de 70, pesar mais de 50 Kg, levar um documento de identificação com foto e estar saudável e não ter uma doença no sangue, como hepatite B, HIV ou alguma coisa desse tipo", reforça. 

Esta já é a quarta participação do Rotary Fátima na campanha do Hemopi. Como entidade dedicada, sólida e idônea, o centenário clube de voluntários está presente em 117 países no mundo. No Piauí são mais de 30 clubes, 9 deles em Teresina. O Rotary Fátima é um dos mais tradicionais. Hoje, a entidade possui 60 associadas, todas mulheres voluntárias de diversas profissões, como advogadas, médicas, funcionárias públicas, juízas, engenheiras que se dedicam à causa de servir ao próximo.

Crédito: José Alves Filho

Saiba como doar

Durante os dias de campanha, uma equipe reforçará os atendimentos, sendo que a espera para o doador não levará mais que 15 minutos. 

O Centro também necessita de doadores de medula óssea. No momento da doação de sangue ou após o procedimento, o doador pode fazer um cadastro no Registro Nacional de Medula Óssea (Redome), que é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo e é interligado a outros países. Quem não puder doar durante a semana, pode se dirigir ao Hemopi, inclusive aos sábados, de 9h às 17. 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES