Campanha de Vacinação contra a Raiva é concluída com êxito em THE

Teresina não apresenta casos de raiva entre humanos desde 1986.

Avalie a matéria:
|

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) concluiu no último sábado (03) a Campanha de Vacinação contra a Raiva em Teresina. A meta geral da FMS, que era vacinar uma média de 135 mil animais, foi superada. Ao todo foram vacinados, entre zonas urbana e rural, 141.824 animais, representando uma cobertura de 102,61% e 101,60% respectivamente.

As equipes da Gerência de Zoonoses estiveram, nesta última etapa da campanha, vacinando os cães e gatos dos povoados das zonas rurais Sul e Sudeste. Um total de 9.124 animais dos povoados Alegria, Chapadinha Sul e Altamira (rural Sul), Boquinha, Usina Santana e Estaca Zero (rural Sudeste) foram imunizados no dia 3 de outubro.

Teresina não apresenta casos de raiva entre humanos residentes desde o ano de 1986, já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do Estado. “Nossa intenção é sempre manter a boa cobertura vacinal que a cidade apresenta todos os anos. Superamos a meta de vacinação nas zonas urbana e rural este ano e conseguimos cumprir o que foi estipulado pelo Ministério da Saúde”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS.

No último dia 26 de setembro aconteceu a vacinação nas zonas rurais Norte e Leste, onde foram vacinados 11.336 animais. Na zona urbana, a vacinação ocorreu no dia 12 de setembro, e a FMS superou a meta de vacinação, quando foram imunizados 121.456 cães e gatos em toda a capital.

Para que a FMS conseguisse o êxito na vacinação o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde foi essencial. “Eles que mobilizam a comunidade avisando e relembrando a população sobre o dia da vacinação e a necessidade de imunizar os animais”, disse Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS, lembrando ainda que a comunidade também colaborou com o trabalho, facilitando o acesso dos animais no dia da vacinação.

A Raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos. A única forma de prevenção é a vacinação dos cães e gatos domésticos, que podem ser transmissores da doença.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES