Neste mês de agosto, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) promove a “Campanha Agosto Azul Vermelho”. Ela procura conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde vascular. Com essa inciaitiva, busca-se informar e tentar mudar velhos hábitos relacionados à saúde.
"É necessário conscientizar as pessoas a fazerem o check-up mesmo na ausência de sintomas, para que possamos fazer o diagnóstico precoce de possíveis doenças em estágios iniciais", explicou o presidente da SBACV-RJ e cirurgião vascular, Almar Bastos.
Rotina saudável
Entre as doenças vasculares comuns que se pode destacar estão a trombose, acidente vascular cerebral (AVC), pé diabético, aneurisma de aorta e varizes.
A maioria delas tem seus riscos reduzidos com rotinas mais saudáveis. Praticar exercícios físicos regulares, evitar o de álcool, cigarro e outras drogas, ter alimentação saudável.
Assim se busca a conservação das veias e artérias. Conhecer o histórico de doenças da família também é um fator importante para prevenir o avanço dos sintomas.
Varizes
As varizes, são as doenças mais comuns em mulheres, por conta da gravidez e uso de anticoncepcionais. Varizes são veias permanentemente dilatadas, tortuosas e com função comprometida. Afetam cerca de 15% da população adulta e acima dos 70 anos, cerca de 70% das pessoas apresentam o problema.
Para amenizar o problema é importante praticar atividade física regularmente, que fortalecem a musculatura da panturrilha e favorecem o bom funcionamento do sistema circulatório; fazer caminhada que ajudar a bombear o sangue de volta ao coração e assim diminuir a sensação de peso e cansaço; deixar as pernas para cima com a ajuda de almofadas por cerca de 20 minutos, diariamente; beber muita água.