Caminhada chama atenção da sociedade para a Esclerodermia

A Esclerodermia é uma doença autoimune multissistêmica

Jornada | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Acontece no sábado, 29, pelo Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia, a 1ª Caminhada e Pequenique para chamar a atenção da sociedade para a doença. O evento acontece a partir das 9h, no Parque da Cidadania. A programação inclui a caminhada, piquenique e palestras sobre os temas variados, com entrada gratuita.

A Esclerodermia é uma doença autoimune multissistêmica que em sua evolução provoca inflamações crônicas, enrijecimento das articulações, acomete órgãos internos, e causa lesões na pele. A doença, que atinge quatro vezes mais mulheres na fase adulta do que os homens, também se manifesta em crianças e é sigilosa, portanto de difícil diagnóstico. Ela se divide em dois tipos: Esclerodermia sistêmica, que afeta a pele, os órgãos e sistemas internos do organismo; e a localizada, que afeta uma área determinada da pele.

Com o intuito de conscientizar a população sobre a doença com atividades dinâmicas, o evento promovido pela Associação Brasileira dos Pacientes com Esclerodermia e Doenças Relacionadas (ABRAPES) convida a todos os membros da categoria médica, sociedade em geral para prestigiar a ação, que também ocorre em vários outros estados do país.

Cleudiceia Maria de Lima Mesquita, representante da ABRAPES – PI, ressalta a importância da associação no Piauí, para dar apoio aos pacientes. "A partir das 9h da manhã estaremos no Parque mostrando nossa cara para que a população conheça um pouco mais dessa doença tão rara que acomete um entre cada 100 milhões de pessoas no mundo", disse. Ela também pediu apoio de autoridades e da população em geral, para participar do evento. 

 A ABRAPES foi fundada em 23 de Fevereiro de 2007, mas tem o objetivo de auxiliar os portadores de Esclerodermia, fazendo com que eles tenham conhecimento da sua doença.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES