Um incêndio de grandes proporções atingiu o Camelódromo da Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (12), deixando cerca de um terço do complexo destruído. Após o incidente, o subsecretário da Defesa Civil do Rio, Rodrigo Gonçalves, confirmou que todo o camelódromo ficará interditado por tempo indeterminado para garantir a segurança e realizar vistorias estruturais.
INTERDIÇÃO E VISTORIA EM ANDAMENTO
De acordo com Rodrigo Gonçalves, a Defesa Civil focou inicialmente no combate ao incêndio e na estabilização do local. Agora, será feita uma análise detalhada pela Diretoria Geral de Sítios Técnicos, incluindo a verificação de documentações e o funcionamento regular dos boxes atingidos.
“Após o rescaldo, será realizada uma vistoria completa em todos os blocos afetados. A Polícia Civil ficará responsável por determinar as causas do incêndio”, afirmou o subsecretário.
INCÊNDIO CONTROLADO EM 20 MINUTOS
O fogo começou por volta das 10h, atingindo principalmente as lojas localizadas no cruzamento da Rua dos Andradas com a Rua Senhor dos Passos, próximo à entrada da estação de metrô da Uruguaiana. Mais de 60 bombeiros de 10 quartéis atuaram no combate às chamas, controlando o incêndio em cerca de 20 minutos.
Apesar da gravidade, ninguém ficou ferido. Segundo Rodrigo Gonçalves, medidas preventivas como o fechamento da estação de metrô da Uruguaiana contribuíram para evitar maiores danos.
Por segurança, a estação de metrô foi completamente fechada na manhã do incidente. Agentes do Metrô Rio estão no local orientando pedestres sobre as interdições. A Rua Uruguaiana também teve o tráfego desviado pela Rua Buenos Aires, com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal coordenando o fluxo.
PREFEITURA ANUNCIA MEDIDAS
O prefeito Eduardo Paes visitou o local e elogiou a rápida atuação dos bombeiros, destacando que o trabalho eficiente evitou uma tragédia maior. Paes prometeu auxílio aos comerciantes prejudicados e adiantou a criação de um grupo de trabalho para reconstruir o camelódromo. “Estamos avaliando opções para transformar o espaço em um ambiente mais seguro e resiliente. Podemos nos inspirar no modelo do Mercadão de Madureira para a reconstrução”, disse o prefeito.
A prefeitura informou que medidas de apoio serão detalhadas em breve para minimizar os impactos econômicos nos comerciantes. Enquanto isso, as autoridades continuam os trabalhos de vistoria, rescaldo e investigação das causas do incêndio.
Com informações de O Globo