A subdefensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, participou na manhã desta quinta-feira (17), de uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Teresina, com o objetivo de discutir sobre políticas públicas em Defesa dos Direitos da Mulher.
Em sua fala, a subdefensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar, falou sobre a importância de se debater a igualdade de gênero e a educação em direitos, com o objetivo de prevenir a violência contra as mulheres.
“A nossa preocupação se deve voltar para além daquela violência que já aconteceu, e que precisa sim, ser punida, mas quando a violência já aconteceu, é porque as políticas públicas falharam em algum momento. E nós sabemos que o problema começa muito antes, e acontece especialmente dentro de casa. Eu acredito que a educação é um trabalho importantíssimo, que pode e deve ser iniciado através das escolas, das famílias, para que a gente consiga combater essa cultura machista, patriarcal, sexista, misógina, homofóbica, racista, na qual ainda estamos inseridas”.
O vereador Evandro Hidd, responsável pela audiência pública, destacou a importância de se debater novas políticas públicas bem como uma maior articulação entre os órgãos e entidades ligadas à rede de proteção e defesa da mulher.
“Essa foi uma audiência pública proposta por mim, agradeço a presença dos vereadores aqui nessa data de hoje, para tratar desse tema que é tão importante, que são as várias políticas públicas que podem ser feitas em defesa das mulheres aqui na nossa cidade. Acho que o mais importante aqui foi ter levantado essa pauta, levantado esse trabalho, ter levantado essas falas, com o objetivo de tentar levar mais algumas melhorias em prol das mulheres aqui na nossa cidade”, disse.
Participaram da audiência a vereadora Polianna Rocha e os vereadores Ismael Silva, Enzo Samuel e Luiz Lobão, além de representantes de órgãos e da sociedade civil, União Brasileira de Mulheres – Secção Piauí (UMB-PI), Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina, Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CEPM), Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), Associação de Moradores do Itararé (AMI), Casa Abrigo e demais entidades.
O registro da transmissão está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Teresina, no Youtube.