Câmara Municipal solicitará audiência com TJ-PI sobre o transporte coletivo

O requerimento prevê a formação de uma Comissão com o objetivo de fazer encaminhamentos no TJ referentes à problemática do transporte em Teresina.

o | o
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi aprovado na Câmara Municipal de Teresina, nesta terça-feira (22), um requerimento para a realização de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), José Ribamar Oliveira, e para formação de uma Comissão de Vereadores com o objetivo de fazer encaminhamentos no TJ referentes à problemática do transporte coletivo municipal. O pedido foi de autoria do vereador Dudu Bordes (PT). 

O requerimento foi feito logo após o início da greve de motoristas e cobradores, que já está em seu segundo dia. “Queremos unir forças, o judiciário, executivo e legislativo, para que possamos dar um ponto final nessa questão. Para isso, a participação do judiciário é importante. O povo está sofrendo com esse péssimo serviço prestado. Acredito que ainda nesta semana iremos no Tribunal pedir apoio para resolver a situação”, disse Dudu. 

Câmara Municipal solicitará audiência com TJ-PI sobre o transporte coletivo (Foto: Divulgação)

O vereador, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público na Câmara de Teresina, segue defendendo que os problemas do sistema só serão resolvidos se a prefeitura romper o contrato com as empresas concessionárias das linhas. A medida já foi apontada no relatório final da CPI, que propôs ainda a contratação emergencial de novas empresas e a realização de uma nova licitação.

#SOSTeresina é o assunto mais comentado do Twitter

Deflagrada por tempo indeterminado, a greve dos motoristas e cobradores chega ao segundo dia na capital piauiense, com os prejuízos ocasionados pelo movimento paredista à população, a hashtag #SOSTeresina alcançou o posto de assunto mais comentado do Twitter no Brasil na terça-feira, 22 de março.

O tuitaço foi promovido pelos internautas teresinenses, que cobram uma solução para o problema do transporte público. Até o momento dessa reportagem, a hashtag #SOSTeresina já contava com mais de 8,2 mil tweets.

De acordo com a ferramenta Buzzmonitor, 84% das publicações reportadas sobre o assunto tem um teor negativo, 11% foram apontadas como neutras e somente 4,5% como positivas. Sobre o assunto, a Prefeitura de Teresina indicou que apoia a democracia e que respeita o direito à opinião. "A Prefeitura mantém diálogo permanente com trabalhadores e empresários na busca de soluções para o impasse", frisa.

Justiça determina que 80% da frota circule

Acatando parcialmente a pedido do Setut, a desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, determinou na segunda-feira, 21 de março, que o Sindicato dosTrabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) cumpra o percentual mínimo de 80% da frota de ônibus circulante nos horários de pico e de 60% no período considerado entrepico, durante a greve dos motoristas e cobradores de Teresina, deflagrada pela categoria na segunda (21).

Na ação cautelar, o Setut pedia que a Justiça do Trabalho determinasse a circulação de 100% da frota nos horários de pico, o que não foi possível de ser atendido pela desembargadora, que alegou que conflitaria com o 'direito de greve'.

 

 

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES