Um brasileiro de 41 anos foi violentamente agredido em uma estação de esqui nos Alpes franceses, no último fim de semana. O ataque foi registrado por outro turista e ganhou grande repercussão nas redes sociais, onde o vídeo já ultrapassa 21 milhões de visualizações.
A vítima foi identificada como Henrique, profissional de marketing esportivo que mora na Europa há cerca de cinco anos. No momento da agressão, ele usava uma fantasia de Chewbacca, personagem da franquia Star Wars, quando passou a ser alvo de um grupo de turistas.
MOMENTO TRAUMÁTICO
Segundo relato feito pelo próprio brasileiro nas redes sociais, a confusão começou após ele pedir que o grupo parasse de arremessar bolas de neve em sua direção. Henrique afirmou que em vez de cessarem as provocações, os agressores jogaram um bloco de gelo em seu rosto e passaram a insultá-lo verbalmente.
As imagens que circulam nas redes mostram o momento em que um dos homens atinge Henrique com um soco no rosto, o empurra e o derruba próximo a uma árvore. Em seguida, outras pessoas se aproximam e passam a agredi-lo com socos, chutes e golpes com bastões de esqui. Pessoas que tentaram intervir também acabaram sendo atacadas.
AGRESSÃO COLETIVA
Henrique relatou que após cair no chão continuou sendo espancado por vários indivíduos ao mesmo tempo. Ele afirmou que sofreu chutes na cabeça, inclusive com botas de esqui, e que não se tratou de uma briga, mas de uma agressão coletiva.
“Depois do primeiro soco, vieram todos ao mesmo tempo. Eu estava sozinho”, contou.
O brasileiro teve um dente da frente quebrado em decorrência das agressões e recebeu os primeiros atendimentos ainda no local, com o auxílio de uma médica e de uma dentista que faziam parte do grupo de turistas brasileiros que o acompanhava. Segundo ele, o uso do capacete foi fundamental para evitar ferimentos mais graves.
“A maioria dos chutes atingiu o capacete. Se não fosse isso, poderia ter sido muito pior. Eles chutaram minha cabeça com botas de esqui”, afirmou.