Nesta quinta-feira (22), bombeiros italianos recuperaram o corpo do bilionário britânico Mike Lynch, que estava a bordo de um iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, Itália. O corpo de Lynch foi encontrado entre os destroços da embarcação, que virou e afundou após ser atingida por uma forte tempestade e um tornado na região onde estava ancorada, na segunda-feira (19).
Segundo a imprensa local, a filha do magnata, de 18 anos, ainda estava desaparecida até a última atualização desta reportagem.
MAGNATA DA TECNOLOGIA
Conhecido como "Bill Gates do Reino Unido" por ser o primeiro magnata da tecnologia no país, o bilionário Mike Lynch estava a bordo do iate, um veleiro de luxo batizado de Bayesian, com a esposa, a filha e amigos. Segundo a imprensa britânica, ele celebrava uma recente absolvição em um processo que acusava sua empresa de softwares, a Autonomy, de fraude.
MAIS CORPOS ENCONTRADOS
Na quarta-feira (21), os corpos de outras quatro vítimas—todos convidados de Mike Lynch para navegar pela costa da Itália a bordo do iate—foram retirados do fundo do mar. O iate está a uma profundidade de quase 50 metros, o que complicou o trabalho dos mergulhadores da equipe de resgate.
De acordo com Salvo Cocina, diretor da Defesa Civil da Sicília, um dos cinco corpos encontrados ainda não havia sido retirado da água devido às dificuldades de acesso. Segundo o jornal italiano "Corriere della Sera", esse corpo seria o da filha de Lynch.
SEIS PESSOAS MORRERAM
No dia do naufrágio, segunda-feira (19), um corpo já havia sido localizado, mas só foi recuperado na quarta-feira. No total, seis pessoas morreram no acidente, que envolveu 22 pessoas a bordo da embarcação. Quinze delas foram resgatadas com vida pouco após o naufrágio, incluindo a esposa de Lynch, uma das convidadas com sua bebê de 1 ano, e membros da tripulação.
Além de Lynch, os outros corpos recuperados, segundo a imprensa italiana são do presidente do conselho de administração do banco de investimentos Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, e sua esposa, além do advogado Chris Morvillo, que defendeu Mike Lynch em seu julgamento nos Estados Unidos, e sua esposa.
INVESTIGAÇÃO
Enquanto as buscas continuam, a polícia e a Procuradoria locais já iniciaram uma investigação sobre as causas do naufrágio do iate Bayesian, que afundou apesar de ser considerado seguro mesmo em fortes tempestades. Na terça-feira, o comandante James Catfield, de 51 anos, foi interrogado por mais de duas horas. A partir de seu depoimento, os procuradores tentam reconstituir os momentos finais antes do naufrágio e obter informações técnicas relevantes.