O primeiro-tenente Romário Fernandes, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, foi o único poeta de fora da Europa a figurar entre os finalistas do 5° Prêmio Internacional Michelangelo Buonarroti, categoria Poesia Singola, divulgado na noite desta quinta-feira (14).
O soneto A Sina, que já havia conquistado o 1° lugar no Concurso Literário de Prosa e Poesia da Academia de Letras de São João da Boa Vista (SP), esse ano, trata da luta cotidiana do bombeiro contra a morte.
O Prêmio Internacional Michelangelo Buonarroti é uma realização da Associação Cultural Arte Per Amore, da região da Toscana, que visa a promover e valorizar a arte de qualidade, dando visibilidade internacional aos artistas participantes.
O concurso é aberto a artistas residentes em qualquer parte do mundo, italianos e estrangeiros, profissionais e não profissionais, que podem concorrer com obras em suas próprias línguas nativas, desde que remetidas, no ato da inscrição, acompanhadas de uma versão do texto para o italiano.
A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 30 de novembro, no Palazzo Mediceo de Seravezza, província de Lucca, na Itália.(Ascom - Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - Texto e Fotos)
A SINA
Um brado inflama a alma do bombeiro,
que embarca rápido e equipado segue,
no encalço dessa sina que o persegue
de, só salvando, se sentir inteiro!
E avança tão veloz quanto consegue,
buscando, mais que a morte, ser ligeiro,
no afã de a esse inimigo traiçoeiro
impor um golpe que o afaste e cegue.
Até a hora em que ele mesmo sente
o beijo do vapor incandescente
que acena à alma com um abraço frio…
Então, num gesto de bravura, arrasta
de volta à vida a vida quase gasta
que a morte já tragava pro vazio…