Teve início nesta quinta-feira (4), às 6 da manhã, a implementação de blitzen educativas no trânsito do Centro de Teresina. A operação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem o objetivo de diminuir o descumprimento das normas de trânsito. Até o fim desta quinta, o dia será dedicado às ações preventivas, sem notificações e remoção de veículos.
Strans
As ações começam ao longo da Rua Rui Barbosa, a partir da Desembargador Freitas, e vão até a R. Félix Pacheco. Desde a instauração de medidas mais restritivas de isolamento social, como o fechamento de locais prestadores de serviços não essenciais, o Centro continuou com uma acentuada movimentação de pessoas e veículos nas ruas. Essa situação, de acordo com autoridades responsáveis pela organização e fiscalização do trânsito, tem gerado infrações absurdas por parte de consultores de veículos.
O coronel Jaime Oliveira, diretor de operação e fiscalização da Strans, explicou como tem sido a ação. "Esse trabalho que estamos desenvolvendo no Centro da cidade decorre exatamente do fato de que o comércio está fechado, mas a região tem registrado a quantidade grande de carros estacionados em locais proibidos como via dupla, locais destinados a ponto de táxi, mototáxi e carga e descarga", explica.
De acordo com o Coronel, nos últimos 15 dias as irregularidades têm sido frequentes nas ruas Rui Barbosa, a partir da Desembargador Freitas, na Lisandro Nogueira, Areolino de Abreu, Coelho Rodrigues, Álvaro Mendes, Senador Teodoro Pacheco, Rua Paissandu e Félix Pacheco.
"A quantidade absurda de veículos estacionados nas ruas perpendiculares, filas duplas e calçadas é preocupante e o foco é retirar esses carros e motos dessa situação", destaca. Quatro viaturas da Superintendência foram destacadas para instruir e diagnosticar descumprimento de normas. "Quem estava estacionado em local proibido, nós mandamos retirar. Houve obediência e não tivemos problemas", disse Jaime Oliveira.
Os agentes de trânsito atribuem o motivo da grande quantidade de pessoas no Centro às duas grandes agências bancárias localizadas na região. No entanto, conforme relatou o Coronel, isso não justifica o deslocamento desnecessário de muitos outros condutores. Ademais, dados da Strans revelam que houve uma queda de 42% de fluxo de veículos no início da quarentena, mas em maio teve aumento de 17% quando comparado ao mesmo período de abril, e esse percentual continua subindo.
Fiscalização permanente
"A fiscalização será permanente. Devido à pandemia, estávamos atendendo basicamente problemas de acidente de trânsito e problemas de garagem, mas agora estamos mobilizando nosso pessoal para proibir práticas irregulares.
O Centro têm sido alvo de operações e tentativas para sanar a movimentação. No início do mês, a Prefeitura de Teresina anunciou a suspensão da instalação de rodízio de carros no Centro da capital. A decisão foi anunciada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), que justificou que essa medida poderia atrapalhar os trabalhadores do serviço essencial.