A partir da sexta-feira (18), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vai reforçar a fiscalização noturna nas principais avenidas de Teresina. Testes de alcoolemia serão aplicados nas blitze.
A ação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem o objetivo de coibir a embriaguez ao volante e proporcionar mais segurança à população durante o período de final de ano.
O diretor de infrações do DETRAN-PI, Valério Carvalho, informou que aproximadamente 38 agentes do órgão estarão espalhados pelas avenidas mais movimentadas da capital piauiense. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual deve contar com 14 policiais militares atuando em parceria com 12 profissionais da segurança da Strans.
"É uma ação ostensiva em que a gente vai estar por toda a cidade para tentar inibir o condutor de veículo alcoolizado. A lei é clara, a punição é severa, deveria ser mais, mas a gente vai fazer valer a lei para a segurança da população", disse Carvalho.
Órgãos envolvidos na ação temem que, com a proximidade das festas de final de ano, haja um aumento no descumprimento às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mesmo com a suspensão das grandes festividades em razão da pandemia da Covid-19. Diante disso, após a sexta-feira (18), as blitze devem acontecer regularmente de quinta-feira a domingo durante este mês.