Na manhã de sexta-feira (29), as ruas do centro da capital estavam bem diferentes. A Black Friday atraiu a clientela para as lojas, que investiram em descontos e capacidades de parcelamento.
Em um estabelecimento que vendia apenas calçados, a fila devido à promoção "leve 3 e pague 2" era reflexo de melhoria nas vendas.
O vendedor Gabriel Sampaio explicou que foi a maior movimentação da semana. "A gente só espera que continue assim, pois as vendas podem melhorar com essas promoções", disse.
Crédito: José Alves Filho
Entre os produtos mais procurados estavam ventilador e televisores. Demais eletrodomésticos, como geladeira e fogão, não atingiram a expectativa de alguns consumidores. "Visitei três lojas e todas tinham o preço da geladeira igual, com o desconto muito baixo. Vou deixar para comprar na próxima oportunidade", conta Ricardo Evangelista, vigia noturno.
O comércio continua com a campanha promocional ainda neste sábado (30). De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI), as lojas do centro comercial funcionam até às 18 horas.
Crédito: José Alves Filho
Raimundo Brandão, agente da Strans foi realizar a fiscalização e ajudar com o fluxo de veículos, que estava intenso no começo do dia. "Aumentou a quantidade de pessoas com carros e motos" , falou.
Brandão adianta que a partir da segunda-feira o calçadão do centro será fechado para veículos, que só poderão acessar as ruas asfaltadas. "As pessoas terão livre circulação para fazer as compras caminhando", falou.
Operação Natal Seguro
Trata-se da “Operação Natal Seguro”, um trabalho conjunto entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Guarda Municipal, e Polícia Militar (PM). Os calçadões da região serão fechados, sendo contempladas as ruas Simplício Mendes (trecho entre a Félix Pacheco e Areolino de Abreu) e Álvaro Mendes (trecho entre a Rui Barbosa e Barroso). A interdição se iniciará às 7h e se encerrará às 20h, de segunda a sexta, e de 7h às 18h, aos sábados.
O diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, explica que devido à grande procura pelo centro comercial no período, é necessário garantir uma mobilidade mais segura para quem transita pela área. “Entre os dias 02 e 31 de dezembro, estaremos bloqueando os calçadões do centro para proporcionar mais segurança aos pedestres. Além disso, solicitamos o apoio dos motoristas para que respeitem a sinalização e não obstruam as demais vias com estacionamentos irregulares”, pontua o diretor.
Veículos que estejam apenas transitando serão proibidos de circularem pelos calçadões, no entanto, a entrada de caminhões de carga e descarga será permitida e coordenada pelos agentes. “Abriremos exceção para veículos que estejam carregando ou descarregando mercadorias”, completa Denis Lima, gerente de operação e fiscalização da Strans.