O clima de Natal invadiu a UTI neonatal do HRC (Hospital Regional de Ceilândia) no último dia 21 de dezembro. 21 bebês prematuros internados no local ganharam um ensaio fotográfico que emocionou as mães dos recém-nascidos e a equipe médica da unidade de saúde.
O registro foi feito pelo pediatra neonatologista Ricardo Khalil Lamia, que conta ter a fotografia como um hobby. “Saímos do lado de cuidadores para apoiadores, em um momento de fragilidade que é acompanhar o bebê internado”, relata o médico.
Khalil fotografou os bebês com o apoio da médica neonatologista Patrícia Carrilho, responsável por posicionar as crianças. “Comemoramos cada vitória de cada prematuro que sobreviveu a essa guerra. A nossa função é salvar vidas e trazer um pouco de acalento para os corações das famílias que estão com seus bebês lutando pela vida na nossa unidade”, ressalta Patrícia.
O projeto já é uma tradição na unidade e ocorre há cinco anos. A ação teve início em 2018, idealizado pela técnica de enfermagem Margarete Martins dos Santos e pela supervisora de enfermagem Raíssa Alves de Sousa.
“O objetivo é levar amor e esperança para a família dos pacientes internados. Cada detalhe é sonhado e materializado por toda equipe da unidade”, revela Raíssa.