A sede da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, situada no Centro da capital, foi invadida por bandidos durante o último final de semana. O crime só foi percebido na manhã desta segunda (11), quando funcionários começaram o expediente. A Arquidiocese de Teresina estima um prejuízo de cerca de R$ 50 mil.
O órgão teve portas arrombadas e armários e gavetas de todas as salas reviradas. Na ação, foram levados os computadores, celulares, materiais didáticos, caixa de som, impressora e data show, inviabilizando a continuidade dos trabalhos da entidade.
A Polícia Civil, que apura o caso, ainda não sabe a hora exata em que o prédio localizado no Centro da cidade foi arrombado. Funcionários do local acreditam que o crime aconteceu entre a noite de sábado (9) e o domingo (10). Segundo a coordenadora da Cáritas Teresina, Lucineide Rodrigues os ladrões arrombaram a porta da lixeira externa para acessar a instituição.
"Eles entraram pela porta da lixeira e arrombaram a sede. Levaram o que tínhamos de essencial para realizar as atividades, como omputadores, celulares, notebook, câmeras, impressora e materiais didáticos. Encontramos o espaço completamente revirado. Acionamos a Polícia Civil e fizeram todos os procedimentos. Devido isso, ficamos com nosso trabalho inviabilizado e vamos trabalhar com o pouco que sobrou", relatou.
Diante do ocorrido, a Cáritas lançou um campanha nas redes sociais (@caritasteresina) com o intuito de arrecadar recursos para compra de novos equipamentos. Em nota, a Arquidiocese de Teresina relatou os prejuízos e lamentou a situação de insegurança em Teresina.
Nota da Arquidiocese:
A Arquidiocese de Teresina lamenta profundamente o furto ocorrido na sede da Cáritas Arquidiocesana, localizada no Centro Pastoral Paulo VI, na madrugada deste domingo (10).
Na ação, foram levados os computadores, caixa de som, impressora, data show e vários instrumentos de trabalho dos funcionários, contabilizando um prejuízo financeiro de cerca de R$ 50 mil, inviabilizando a continuidade dos trabalhos.
Após a constatação do furto foi registrado um boletim de ocorrência, e em seguida a Polícia Civil realizou uma perícia no local, dando início às investigações para identificar os envolvidos na ação criminosa.
A Cáritas é uma das mais destacadas organizações sociais do Piauí, atuando desde 1956 na atenção aos mais necessitados. No momento, será realizada uma campanha para arrecadar recursos e adquirir os materiais necessários à sua missão.
Diante deste triste ocorrido, a Arquidiocese lamenta a situação de insegurança da cidade de Teresina, e roga ao Senhor que conceda paz a toda a sociedade.