Circula pelo WhatsApp na manhã desta quarta-feira (24) um vídeo de um homem não identificado que, de dentro do carro, filma bandeiras verde-amarelas com faixas vermelhas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A cena trata da instalação de bandeiras nas cores da Guiné-Bissau em Brasília como se fossem uma alteração indevida da bandeira brasileira, o que é FALSO.
As bandeiras em verde, amarelo e vermelho foram instaladas por conta da visita do presidente do país africano, Umaro Sissoco Embaló, que foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto.
"Estão colocando uma faixa vermelha na nossa bandeira verde e amarela", diz o narrador do vídeo, que não aparece nas imagens, ao fazer a alegação incorreta. "Eles não estão mais escondendo. É guerra. Como é que permitiram uma coisa dessas?".
Esta é a cor da bandeira:
Veja também uma foto da visita do presidente do país africano, com as bandeiras ao fundo:
Consultado pelo UOL Confere sobre a instalação das bandeiras, o Ministério das Relações Exteriores respondeu em nota que o presidente da Guiné-Bissau visita o Brasil entre os dias 23 e 28 deste mês e que, "em visitas de Estado, a praxe é instalar flâmulas com as cores nacionais do Brasil e do país visitante.
Em perfis de apoio ao governo, o vídeo foi compartilhado com legendas em tom de indignação. Bandeiras vermelhas são historicamente associadas a grupos de esquerda e a regimes comunistas , e Bolsonaro costuma dizer que a bandeira brasileira "jamais será vermelha".
Com informações do Uol.