Os integrantes da banda Tocando em Frente, composta por pacientes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), lançou no domingo (14), seu primeiro CD no Palácio da Música, em Teresina. A formação atual conta com oito integrantes e ritmo ligado às raízes nordestinas como forró e pé de serra. A voluntária do setor de musicoterapia, Nydia Monteiro, conta que a banda é um grupo terapêutico com intenção artística e tem como objetivo principal promover a inclusão.
“O grupo foi formado com a intenção de realizar inclusão e também porque muitos já eram músicos e tiveram que se adaptar após adquirirem algum tipo de limitação. Outros, começaram a fazer parte porque se identificaram com a música. A banda surgiu há cerca de 4 anos com intenção artística de representar o Ceir e mostrar que as adaptações são possíveis”, considerou.
O percussionista Gilson Fernandes, músico da Orquestra Sinfônica de Teresina, foi quem teve a ideia de documentar o trabalho dos pacientes através da gravação do CD. “Como não é um trabalho autoral, então esse trabalho não pode ser vendido, mas será distribuído e algumas faixas serão colocadas no site do Ceir (http://www.ceir.org.br) para que as pessoas possam ter acesso”, completou.
Para uma das vocalistas da banda, Nayara Linhares, que é cadeirante, o lançamento do CD é o ápice do projeto. “Agora é uma felicidade para todos nós por vermos que as coisas estão acontecendo”, disse.
Outro integrante da banda, João Soares da Rocha, declarou que o trabalho realizado tem grande relevância social. “Nós temos que trabalhar, pensar em coisas boas. Por isso é tão importante o trabalho do Ceir, principalmente no setor de musicoterapia”, finalizou.