A data já está marcada. A partir de 1º de setembro, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o serviço do Pix Agendado. Pelo novo serviço, o usuário pagador poderá marcar o procedimento para uma data futura com o uso da chave Pix ou dados bancários de quem vai receber o dinheiro.
O Banco Central (BC) aprovou a nova alteração no Regulamento do Pix.
Desde que foi lançado em novembro de 2020, o Pix, serviço de transferência instantânea do BC, ofertava o agendamento de forma facultativa.
Agora, as instituições terão até o primeiro dia de setembro para fazer os ajustes necessários no sistema e interfaces (aplicativos e internet banking).
O objetivo é ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo que todos os usuários, independentemente da instituição em que tenham conta, possam agendar um Pix, explicou o BC, em comunicado.
As instituições bancárias também ganharam mais prazo para se adequar ao Pix Cobrança, que será lançado em 14 de maio. A ferramenta permitirá cobranças com vencimento em datas futuras por meio da geração de um QR Code (versão avançada do código de barras).