Após mais de um ano de ensaios em casa, por conta das medidas protetivas contra a propagação da Covid-19, o Balé da Cidade de Teresina inicia o retorno gradual de ensaios e aulas presenciais, desta vez, de forma provisória em uma nova casa. A sede da companhia de dança, que antes funcionava na Casa da Cultura (bairro Centro), foi transferida, momentaneamente, para o Teatro João Paulo II, que fica na região Sudeste da capital.
Para a diretora do Balé da Cidade, Chica Silva, esse é um momento feliz e de cuidados, pois, segundo ela, levar de volta o corpo do balé para ensaios presenciais em uma época delicada por conta do momento pandêmico requer novos modelos de trabalho.
“Estamos nos adaptando a esse novo momento para que possamos ensaiar juntos. Saímos de casa, mas sem relaxar nos cuidados, todos usando máscara e ainda sem grandes aglomerações”, afirma a diretora da companhia.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Scheyvan Lima, reafirma o compromisso da gestão municipal de descentralizar os projetos culturais para que mais teresinenses possam ter acesso a estes serviços.
“Estamos transferindo alguns projetos que funcionavam na Casa da Cultura para outras casas ligadas a FMC, por isso resolvemos em comum acordo com o Balé da Cidade, transferir, de forma momentânea, a companhia para o Teatro João Paulo II, que irá possibilitar a estes profissionais um espaço adequado para ensaios e apresentações, bem como beneficiar a população do grande Dirceu”, confirma Scheyvan Lima.
Sobre a Companhia
O Balé da Cidade de Teresina é uma companhia pública de Dança Contemporânea que atua há 28 anos no cenário artístico local e nacional, contribuindo com o desenvolvimento e aprofundamento da dança piauiense.
Vem aproximando a dança da cidade, através da sua atuação, compromissada em diferentes ações, como temporadas de apresentações gratuitas, conversas e formação continuada.
O Balé da Cidade de Teresina conta com 19 integrantes e é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e a Organização Social de Utilidade Pública Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.